top of page

O que é Tecnologia?

Atualizado: 6 de nov. de 2019

Quando você escuta a palavra “TECNOLOGIA”... o que te vem em sua mente? Provavelmente computadores, WI-FI, internet, smartphones e tudo o que atualmente associamos à informática e a computação, certo?


Sim, mas o termo TECNOLOGIA é um pouquinho mais velho que a informática e a computação juntas!!


A aproximadamente 500 anos antes de Cristo, os Gregos cunharam a palavra τεχνη (técnica, arte, ofício) λογια (estudo), ou o conhecimento/estudo sobre as técnicas, os meios, instrumentos e métodos usados para se resolver problemas.


Segundo o dicionário Merriem-Webster, provavelmente o mais útil e respeitado da América, Tecnologia é: “Aplicação do conhecimento aos objetivos práticos da vida humana ou à mudança e manipulação do ambiente humano". A tecnologia inclui o uso de materiais, ferramentas, técnicas e fontes de energia para tornar a vida mais fácil ou mais agradável e trabalhar de forma mais produtiva. Enquanto a ciência se preocupa com, como e por que as coisas acontecem, a tecnologia se concentra em fazer as coisas acontecerem.


Se analisarmos a tecnologia com foco no progresso humano, podemos dizer, com total tranquilidade, que simplesmente temos uma melhor condição de vida hoje, que as gerações que nos antecederam, assim como as próximas terão condições ainda melhores que as que temos hoje!


Há 100 anos, pessoas morriam com infecções e doenças que foram controladas com vacinas e os avanços da medicina; computadores hoje fornecem um melhor acesso à educação que as enciclopédias de 25 anos atrás; a internet quebra barreiras sociais e culturais que antes eram quase impossíveis, nossos meios de locomoção estão cada vez mais confortáveis, seguros e rápidos... enfim, não podemos negar que a tecnologia transforma nossas vidas de uma forma positiva e benéfica.


Mesmo com todos os benefícios e as melhorias que as novas tecnologias trazem ao mundo, sempre que uma nova tecnologia é inserida na sociedade, outras tantas se tornam obsoletas e tentem a desaparecer e isso é natural! Profissões, fábricas, produtos e serviços são constantemente trocados e numa velocidade cada vez maior. Claro que isso provoca, em todos os envolvidos, uma certa revolta. Quer um exemplo? Nos anos 90, haviam fábricas de equipamentos de TELEX... Talvez você nem saiba, mas o telex foi um sistema internacional de comunicação de mensagens, era o SMS da “fitinha amarela” (quem conheceu vai entender kkkk). Com a chegada do FAX, as fábricas de equipamentos de telex simplesmente desapareceram, e o mesmo aconteceu, pouco tempo depois, com o fax, quando começamos a usar e-mails e scannear documentos, ou seja, muitas pessoas foram demitidas, fábricas foram fechadas e não adianta nada ficarmos revoltados, precisamos sim é estarmos preparados pois sempre vai aparecer uma nova onda tecnológica que pode nos afetar profundamente.


Segundo a UNESCO, 49% dos empregos atuais (2019) irão desaparecer até 2030! Aí você me diz: “tudo bem, não se preocupe, é só em 2030...”, bom, se você pensou assim, lembra que só faltam 11 anos para 2030 e onze anos passam muito rápido!!!


Esta é a realidade, então não tenha medo ou receio da tecnologia, mas esteja pronto para as mudanças que ela pode provocar em na sua vida. Acredite nos teus sonhos, tenha foco, determinação e obstinação em tudo o que você faz, honestamente, não conheço outro caminho para a felicidade e o sucesso.


“Se você pode sonhar, você pode realizar” (Walt Disney)


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page